Como limpar seus sofás e deixá-los mais confortáveis

Um passo a passo para limpar de forma simples sofás encardidos e com manchas, deixando-os cheirosos e mais aconchegantes.

É quase impossível resistir à tentação de comer alguma coisa em cima do sofá assistindo televisão e ainda mais difícil escapar de derrubar algum farelo ou sujeira. Com crianças em casa a situação é mais complicada, não há ninguém que escape de acidentes com bebidas ou que evite que os pequenos coloquem os pés sujos no mesmo.

São diversas situações que fazem que com o passar do tempo, aquele sofá bonito que compramos na loja, fique com o aspecto de encardido ou repleto de manchas. Como soluções paliativas, muitas pessoas optam, por exemplo, por colocarem capas, que muitas vezes não combinam com a decoração ou tiram um pouco do conforto por ficarem saindo do lugar.

Por isso a Dona Clara está aqui para ajudar, com uma combinação de alguns membros da nossa família, você verá que limpar seus sofás é simples e em alguns passos ele ficará com aspecto de novo!

Antes de começar, verifique o tecido do seu sofá

IMPORTANTE: Antes de começar a limpeza do seu sofá, o melhor é descobrir de qual tecido ele é feito. Assim você não corre o risco de utilizar algum produto que possa estragar ou manchá-lo. O passo a passo abaixo foi pensado para os tecidos mais comuns do mercado (suede, veludo, camurça etc…) e vamos optar por uma limpeza tradicional úmida. Se o seu sofá tem instrução para lavagem a seco, sugerimos que consulte uma empresa profissional.

Então vamos lá?

O que você vai precisar?

– Aspirador de pó

– 1 copo de água morna

– 1/2 copo de álcool neutro

– 1/3 de copo de Lava-Roupas Líquido Dona Clara

 – 1 colher de sopa de Amaciante tradicional Dona Clara (Vai deixar o tecido macio e cheiroso)

Se estiver muito manchado, adicione 1/3 de copo do Alvejante sem cloro (tradicional) Dona Clara.

Para aplicar você também precisará de uma escova de pelo (aquelas bem macias, usadas para lustrar sapatos), 1 borrifador e 1 pano branco que não solte linha nem fiapos.

Passo a passo para limpar sofás de tecido

  • Retire todas as almofadas e partes soltas do sofá, deixe ele o mais livre possível para que você consiga acessar os cantinhos mais difíceis.
  • Inicie com o aspirador de pó, retirando todas as migalhas, farelos e sujeiras das frestinhas, para isso utilize aquele bocal mais cumprido e estreito. Depois com o bocal para sofás e tapetes, aspire os braços, encostos e assentos, com cuidado e uma parte por vez.
  • Misture todos os ingredientes no borrifador.
  • Esta etapa exigirá paciência, limpe uma parte por vez: Borrife a mistura e em seguida esfregue a área com a escova (certifique-se que a escova possui cerdas bem macias para não danificar o sofá), após isto passe o pano branco retirando a sujeira.
  • Repita o passo 4, limpando o sofá por inteiro.

Se quiser, ao finalizar, você pode jogar a mistura fora, lavar o borrifador e colocar nele uma diluição com Amaciante tradicional Dona Clara e um pouco de água. Borrife suavemente sobre o sofá e deixe secar, vai deixá-lo cheiroso por ainda mais tempo.

Obs.: Algumas dicas comuns orientam utilizar vinagre, bicarbonato de sódio e até mesmo detergente. Estes produtos não foram desenvolvidos para entrar em contato com tecidos e podem danificá-lo.

Eaí, precisando dar um trato no sofá? Então mãos à obra! Mande o antes e depois para nós e conte se gostou!

 

VEJA MAIS: